domingo, 11 de novembro de 2012

Camarão




Os camarões pertencem a família dos Peneídeos, que contam com numerosas espécies.
Crustáceo que possui dez pernas e abdome alongado é chamado de decápode macruro. Caracteriza-se por suas longas patas e pelo abdome não dobrado por baixo da carapaça.


Composição Química 

 Esse crustáceo tem um teor considerável do esterol, mas é pobre em gorduras saturadas e rico em ácidos graxos polinsaturados, essenciais para a saúde humana. Esse crustáceo tem um teor considerável do esterol, mas é pobre em gorduras saturadas e rico em ácidos graxos polinsaturados, essenciais para a saúde humana. Outro fator importante relacionado ao camarão é o uso no seu cultivo de substâncias prejudiciais ao homem e à sustentabilidade de sistema.
O camarão já foi visto com muito receio por conter altos níveis de colesterol, apesar disso é possível consumi-los com moderação, dentro de uma dieta equilibrada, sem riscos para a saúde cardiovascular.
Camarões são uma boa fonte de proteínas, ainda contém cálcio, ferro, iodo, zinco, cobre, magnésio, triptofanos , selênio, vitaminas D,  B1, B2 e B12, ácidos gordos (ômega 3) e vitamina B3 (niacina). 


Lado Bom: 

Benefícios Cardiovasculares
Arritmias
Controle de pressão sanguínea
Proteção contra cancros.
Contém propriedades que combatem a artrite e artrose. 


Lado Ruim:

O camarão não possui muitos malefícios porém, quando provenientes de algumas regiões asiáticas eles podem estar contaminados por algumas substâncias cancerígenas como a cromo. 


Curiosidades:

O camarão pode ser encontrado tanto em água doce quanto na água do mar, possuem longas patas e pode atingir 20 cm de comprimento.
Entre suas características o camarão tem uma que é peculiar: a alimentação. O animal como quase todo tipo de lixo. Tido como grandes lixeiros, os camarões comem restos orgânicos tanto de vegetais como de animais mortos.

       Postado pela aluna Núbia Sousa da 2v17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário