quarta-feira, 7 de novembro de 2012


animais do mar

Um animal aquático (ou animal marinho, referido assim quando relacionado ao mar) é um animal que passa toda a sua vida, ou a maior parte dela, na água. A maioria dos peixes, crustáceoscelenterados e esponjas, são animais aquáticos.
Os ambientes naturais podem ser classificados como aquáticos (água), terrestre (terra) ou anfíbio (água e terra).
O termo "animal aquático" pode ser aplicado a mamíferos aquáticos ou marinhos tal como os da ordem Cetacea (baleias), que não podem sobreviver em terra. Alguns mamíferos de quatro patas como a lontra (subfamília Lutrinae, da família dos Mustelídeos) e oscastores (família Castoridae), têm adaptações para a vida aquática, mas vivem habitualmente em terra.
Existem também aves aquáticas que nadam ou mergulham na água, como as gaivotas (família Laridae), pelicanos (famíliaPelecanidae) e albatrozes (família Diomedeidae), e a maioria dos Anseriformes (patos, cisnes e gansos).

um dos animais mais raros do mar

Raja é um dos géneros de raias pertencente à família dos rajídeos.
São peixes cartilaginosos achatados com uma forma rômbica devido às suas grandes barbatanas peitorais que se estende desde ou quase do focinho até a base da sua cauda. Seus focinhos são acentuados por uma projeção cranial da cartilagem rostral. A boca e as brânquias localizadas na parte inferior do corpo. Podem ter cores sólidas ou padrões, e têm estruturas espinhosas na superfície superior, e algumas espécies contêm órgãos elétricos dentro de suas caudas.
O acasalamento ocorre normalmente na primavera e a fêmea bota e desova numerosos ovos.
Espécies variam em tamanho: A raia-de-verão (R. erinacea) mede até 50 cm de comprimento e a raia-gigante (R. binoculata) mede até 2,5 m de comprimento.
Raja estão ativas durante o dia ea noite e normalmente se alimentam de moluscos, crustáceos e peixes. São encontrados em muitas partes do mundo, de tropical até perto de águas árticas, desde águas rasas até profundidades de mais de 2.700 metros. Têm registros fósseis que datam no período Cretáceo Superior, portanto, esta espécie bem adaptada é bastante antiga.
Raja (Raia)
Raja pulchra
Raja pulchra
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Chondrichthyes
Subclasse:Elasmobranchii
Ordem:Rajiformes
Família:Rajidae
Género:Raja

esse material foi pesquisado e resumido pelo o aluno Jose Tallyson Simplicio de Sousa v 17 q teve como fonte a intenet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário